16 personalidades: traços, conceitos e o teste online gratuito

Clara Barcelos
9 min readOct 26, 2020

--

Imagem disponível em: https://www.r-bloggers.com/16-personalities-with-circlize/

Descobri esse teste de personalidade (NERIS Type Explorer®) apenas ano passado, e percebi que as pessoas ainda têm falado muito sobre isso, discutido suas características umas com as outras e tudo mais. Lembro até de ter lido uma brincadeira sobre esse tipo de teste ser a “astrologia do ateu”.

Quando fiz o teste achei super interessante e saí mandando pra vários amigos e familiares, porque achei meu resultado muito preciso. As pessoas foram me mostrando os resultados delas, que também achei condizentes com as personalidades de cada uma.

Aqui eu conto bastante coisa sobre o teste: o que significam as letrinhas de cada tipo de personalidade, alguns conceitos envolvidos. Em português só fica disponível o mais básico do teste, mas sabia que além de mostrar aspectos da sua personalidade, ele também pode mostrar suas características no campo profissional?

Meu resultado

De acordo com o teste, me enquadro na categoria Diplomata, especificamente o tipo Mediador (INFP-T), do tipo cauteloso (T). Os mediadores representam cerca de 4% da população.

O legal é que no final do resultado você pode ver exemplos de pessoas famosas (reais e fictícias) que são do seu tipo de personalidade. No meu caso, alguns exemplos de Mediadores são: J. R. R Tolkien, William Shakespeare, Julia Roberts, Björk, Alicia Keys, Frodo Baggins, Arwen.

E você, já fez o teste antes? Qual foi seu resultado? Se ainda não fez, corre lá pra descobrir!

Personalidade e traços

A teoria dos traços é uma das principais abordagens para estudar a nossa personalidade. O pioneiro dessa teoria foi Gordon Allport, psicólogo estadunidense, que definiu a personalidade como “organização dinâmica, dentro do indivíduo, dos sistemas psicofísicos, que determina seu ajuste único ao ambiente”.

De maneira mais simples, podemos falar que os traços são padrões de comportamento, sentimentos e pensamentos.

Allport afirma que uma pessoa pode ter muitas reputações, mas que apresentará um conjunto razoavelmente estável de traços característicos que serão caracterizados como personalidade.

(Você pode aprofundar mais no assunto acessando esses dois trabalhos, que utilizei para pesquisar sobre: 1 e 2.)

No entanto…

É importante destacar que a personalidade é apenas um dos vários fatores que orientam nosso comportamento. Nossas ações também são moldadas pelo ambiente onde estamos, as experiências que tivemos, nossos objetivos, etc.

O teste citado traça indicadores e tendências, não é uma “ciência exata”. Podemos encontrar diferenças significativas até entre pessoas que compartilham o mesmo tipo de personalidade. Devemos utilizar essas informações como autoavaliação, autoconhecimento, sem esperar uma exatidão completa.

Voltando ao teste de 16 personalidades

Nele, temos 4 grupos de personalidades: analistas, diplomatas, sentinelas e exploradores.

1. Analistas: Arquiteto (INTJ), Lógico (INTP), Comandante (ENTJ) e Inovador (ENTP)

2. Diplomatas: Advogado (INFJ), Mediador (INFP), Protagonista (ENFJ) e Ativista (ENFP)

3. Sentinelas: Logístico (ISTJ), Defensor (ISFJ), Executivo (ESTJ), Cônsul (ESFJ)

4. Exploradores: Virtuoso, Aventureiro, Empresário e Animador

O teste é baseado em quê, afinal de contas?

Com nosso modelo, combinamos o melhor dos dois mundos. Usamos o formato de acrônimo introduzido por Myers-Briggs por sua simplicidade e conveniência, com uma letra extra para acomodar cinco escalas em vez de quatro. No entanto, ao contrário de Myers-Briggs (…), nós não incorporamos conceitos junguianos, como funções cognitivas, ou sua priorização. Os conceitos junguianos são muito difíceis de medir e validar cientificamente, então, em vez disso, optamos por retrabalhar e reequilibrar as dimensões da personalidade chamadas de cinco grandes traços de personalidade , modelo que domina a pesquisa da psicologia social moderna. Os tipos de personalidade são baseados em cinco espectros independentes, com todas as letras no código de tipo (por exemplo, INFJ-A) referindo-se a um dos dois lados do espectro correspondente. Você pode ver onde se enquadra em cada escala, completando nossa avaliação de personalidade gratuita, NERIS Type Explorer ® . Essa abordagem nos permitiu alcançar alta precisão de teste, ao mesmo tempo que possui capacidade de definir e descrever tipos de personalidade distintos.

Tradução feita de acordo com informações fornecidas no próprio site do teste.

De onde vem a combinação de letras de cada personalidade?

Primeiramente, a tipologia de Jung — psiquiatra e psicoterapeuta suíço, falecido em 1961 — é muito importante para compreender isso. Jung, considerado “pai da psicologia analítica”, é bastante conhecido pela distinção de extroversão e introversão.

Carl Jung afirmou que “ninguém é puramente extrovertido ou puramente introvertido”

Ou seja, existe um espectro e nós podemos alternar essas características de acordo com situação. Mas Jung não fez apenas essa distinção, ele categorizou também quatro funções: pensamento, sentimento, sensação e intuição (aqui está de maneira detalhada a caracterização feita por Jung).

Na década de 1920, a teoria de Jung chamou a atenção de Katharine Cook Briggs, coautora de um indicador de personalidade muito usado hoje em dia, o Myers-Briggs Type Indicator® (MBTI®). Briggs era uma professora com grande interesse em tipos de personalidade; e, junto com sua filha, desenvolveu um modo conveniente para descrever a ordem de preferências junguianas de cada um. E foi assim que surgiram as siglas de 4 letras.

Os Cinco Aspectos da Personalidade

Mente

Mostra como interagimos com o que nos cerca:

Introvertidos (I) preferem atividades solitárias e podem se sentir esgotados pela interação social. Tendem a ser bastante sensíveis à estimulação externa (como som, visão ou cheiro) em geral.

Extrovertidos (E) preferem atividades em grupo e se sentem energizados pela interação social. Tendem a ser mais entusiasmados, mais animados que os introvertidos.

Energia

Determina como vemos o mundo e processamos informações:

Observadores (S) são pé-no-chão, altamente práticos. Tendem a focar no que está acontecendo ou já aconteceu.

Intuitivos (N) são muito criativos, de mente aberta e curiosa. Eles preferem a novidade à estabilidade e se concentram em significados ocultos e possibilidades futuras.

Natureza

Determina como tomamos decisões e lidamos com as emoções:

Pensantes (T) focam na objetividade e racionalidade, priorizando a lógica em relação às emoções. Tendem a esconder seus sentimentos e a ver eficiência como algo mais importante que a cooperação.

Sentimentais (F) são sensíveis e emocionalmente expressivos. São mais empáticos, menos competitivos do que os pensantes e se concentram na harmonia e cooperação social.

Táticas

Reflete nossa abordagem de trabalho, planejamento e tomada de decisão:

Julgadores (J) são decisivos, organizados. Valorizam clareza, previsibilidade, preferindo regras e planejamento em relação a espontaneidade.

Exploradores (P) são muito bons em improvisar e identificar oportunidades. Tendem a ser flexíveis e relaxados, preferem manter suas opções em aberto.

Identidade

Esse aspecto sustenta todos os outros, mostrando quão confiantes somos em nossas habilidades e decisões:

Assertivos (-A) são emocionalmente estáveis, calmos, relaxados, recusam a se preocupar demais.

Cautelosos (-T) são sensíveis ao estresse. É provável que experimentem uma ampla gama de emoções e sejam movidos pelo sucesso. São perfeccionistas e ansiosos por melhorar.

A partir do seu resultado, esse sistema mostra duas camadas: a primeira (interna) define nossas funções e a segunda (externa) define as nossas estratégias.

Funções

Determinam nossos objetivos, interesses e atividades preferidas.

Analistas (_NT_): intuitivos e pensantes

Envolve racionalidade e imparcialidade, são pessoas que têm destaque em debates intelectuais e em campos científicos ou tecnológicos. Analistas são independentes, de mente aberta, obstinada e imaginativa. Sua abordagem é de uma perspectiva utilitarista, está mais interessados ​​no que funciona, e não no que gera satisfação a todos. São excelentes pensadores estratégicos, mas também têm dificuldades em relação a atividades sociais ou no campo romântico.

Diplomatas (_NF_): intuitivos e sentimentais

Se concentram na empatia, brilham na diplomacia e aconselhamento. São pessoas cooperativas e imaginativas, muitas vezes desempenhando papel de apaziguadoras em seu local de trabalho ou círculos sociais. São indivíduos afetuosos, empáticos e influentes, mas tendem a ter problemas quando é necessário confiar exclusivamente na racionalidade ou tomar decisões difíceis.

Sentinelas (_S_J): observadores e julgadores

São cooperativos e altamente práticos. Geram ordem, segurança e estabilidade onde estão. Tendem a ser trabalhadores, meticulosos e tradicionais, se destacando nas áreas logísticas ou administrativas, especialmente as que dependem de hierarquias e regras claras. Seguem seus planos e não se esquivam de tarefas difíceis. No entanto, podem ser muito inflexíveis e relutantes em aceitar pontos de vista diferentes.

Exploradores (_S_P): observadores e prospectivos

São os mais espontâneos. Compartilham a capacidade de se conectar com o ambiente de um modo além do alcance em comparação aos outros tipos. São utilitários e práticos, se destacam em situações que exigem reação rápida e capacidade de pensar com os próprios pés. São mestres em ferramentas e técnicas, usando-as de muitas formas diferentes; que vão desde dominar uma ferramenta até convencer outras pessoas. São insubstituíveis em crises, em vendas e trabalhos manuais; no entanto, seus traços também podem levá-los a fazer empreendimentos arriscado ou focar apenas nos prazeres físicos.

Estratégias

Essa camada mostra nossas maneiras preferidas de fazer as coisas e alcançar objetivos.

Individualismo confiante (I___-A): introvertidos e assertivos

Preferem fazer as coisas sozinhos, optando por confiar em suas próprias habilidades e instintos em vez de buscar contato com outras pessoas. Sabem no que são bons e têm grande autoconfiança. Acreditam fortemente que responsabilidade e confiança em si mesmo são valores muito importantes. Não prestam muita atenção nas opiniões de outras pessoas e preferem confiar em si mesmos.

Domínio de pessoas (E___-A): extrovertidos e assertivos

Procuram o contato social e tendem a ter excelentes capacidades de comunicação, sentindo-se à vontade em eventos sociais ou em situações nas quais é necessário confiar em outras pessoas. Confiam nas suas habilidades e não hesitam para expressar suas opiniões. Desempenham papel ativo na sociedade, saber o que motiva outras pessoas significa muito para o esse tipo; no entanto, não estão muito preocupados com o que as outras pessoas pensam sobre eles.

Melhoria constante (I___-T): introvertidos e cautelosos

São pessoas caladas e individualistas. Tendem a ser perfeccionistas e voltadas para o sucesso, muitas vezes gastando muito tempo e esforço para garantir que o resultado de seu trabalho seja o melhor possível. Como o nome diz, são indivíduos de alto desempenho dedicados ao seu ofício, no entanto, também tendem a se preocupar muito com seu desempenho.

Engajamento social (E___-T): extrovertidos e cautelosos

Essa estratégia é adotada por tipos sociáveis, enérgicos e voltados para o sucesso. Tendem a ser inquietos, perfeccionistas, propensos a experimentar emoções muito positivas e muito negativas. Sua curiosidade e disposição para o trabalho duro mostra que geralmente são pessoas de alto desempenho, mesmo que sejam muito sensíveis. Tendem a dar muita importância a opiniões de outras pessoas; valorizam seu status social e são ansiosos para ter sucesso em tudo o que fazem.

Imagem disponível em: https://www.16personalities.com/articles/our-theory

Achei bacana a tabela (preferi deixar em inglês mesmo), nela você pode ver os tipos de personalidades organizadas conforme as funções e estratégias.

(Tradução interpretada por mim, do site original, de onde são quase todas as imagens do post.)

--

--

Clara Barcelos

Médica veterinária. Apaixonada por ciência, curiosa pelas coisas ainda incompreendidas no céu e na terra.